Resenha: Leia isto se quer tirar fotos incríveis

Nome grande, livro pequeno, porém com 100 páginas cheia de grandes dicas e ensinamentos. Já falei sobre outro livro aqui, que também é ótimo para quem quer aprender, entretanto, Leia Isto se Quer Tirar Fotos Incríveis sem dúvidas é O – com letra maiúscula – guia para aprender ou aperfeiçoar sua fotografia.

Escrito por Henry Carrol, o livro possui também outras versões, como Leia Isto se Quer Tirar Fotos Incríveis de Gente, porém o primeiro, o qual estou falando nessa resenha, é o básico para depois avançar para os próximos.

A primeira coisa que percebi ao pegar o livro em mão obviamente foi sua estética (sim, nós julgamos o livro pela capa!). Acho mais do que importante alguém que trabalha com arte usar uma boa imagem para apresentar seu trabalho. Que credibilidade você da para um design que seu cartão de visitas é desarmonioso? O mesmo serve para fotógrafos. Enfim, a capa dele é mais do que minimalista, preta com o título prateado em alto relevo, abaixo, sem muito foco, vem o nome de Henry, o que também me impressionou, normalmente as pessoas querem seu nome maior para ganhar reconhecimento, mas aqui o reconhecimento vai todo para o livro.

IMG_3888

A estética interna também é minimalista, no canto esquerdo tem o capítulo, no alto da página, centralizado, o título, um pouco de conteúdo, uma frase de impacto escrito maior, e o resto do conteúdo. Na página ao lado costuma ter uma foto para exemplificar o assunto tratado. Esse é o padrão das páginas, mas algumas possuem desenhos, tabelas… porém sem grandes surpresas.

Agora a parte que mais importa: o conteúdo!

Sabe quando você tem aquele professor que sabe muito mas não sabe passar seu conhecimento? Não é o caso de Henry. Com uma didática incrível ele conseguiu colocar 1 conteúdo por página, de forma objetiva mas completa. Até para os mais leigos em fotografia se torna fácil ler e aprender sobre devido à linguagem totalmente acessível que ele utiliza.

As imagens selecionadas para exemplos também merecem destaque. Ele conseguiu incluir fotos de grandes fotógrafos em cada assunto que tratou e todas representam mais que bem o ensinamento passado. Além de aprender fotografia você aprende fotógrafos. Dica: procure os autores das fotos que você se identificar mais e se inspire!

O único “defeito” é que o livro acaba sendo mais indicado para quem possui uma câmera DSRL. Muitos dos pontos tratados precisam de comandos do modo manual, então de certo modo quem compra o livro sem o equipamento adequado acaba “perdendo” um pouco do potencial dele. Caso você não tenha uma DSLR pode comprá-lo mesmo assim, tem muitos ensinamentos técnicos e criativos nele, porém tenha em mente que haverá alguns assuntos perdidos.

O que de longe eu mais gosto dele é que ele sai do senso comum. Ele não ensina Regra dos Terços falando apenas sobre as intersecções e acaba por aí, mas sim ensina maneiras de você aplicar – ou não – a Regra do Terços em suas fotografias. Sim, eu disse “ou não”. Pensar fora da caixa está constantemente presente no livro: ele te ensina a maneira certa, a errada e jeitos de criar a sua própria maneira.

IMG_3893

Eu recomendo ele para todos os amantes da fotografia, desde o iniciante até o profissional. Ele é didático para quem quer aprender e é uma segunda opinião para quem já aprendeu (e que segunda opinião!). Ouvir diferentes profissionais, diferentes vozes… nos torna uma pessoa mais crítica e, acredite, fotografar exige acima de tudo que você seja uma pessoa crítica com um olhar crítico – nunca é só apertar um botão.

Fiz uma resenha bem simples, mas queria mesmo falar página por página do livro. Eu comprei ele fisicamente no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, mas é bem fácil achá-lo na internet por cerca de 50 reais e, confiem em mim, o custo benefício dele é ótimo!

Para terminar deixarei uma música (que saudade de fazer isto). Ficamos hoje com uma antiguinha que não consigo tirar da cabeça:

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s