Photoshop x Lightroom

Entre os principais programas de edição de foto estão o Photoshop e o Lightroom, ambos da Adobe, e que possuem muitos recursos semelhantes porém também muitos diferentes. Para quem está começando é bem comum surgir a dúvida: onde devo editar minhas fotos? Para quem já está no ramo: em qual devo investir?

Pensando nisso decidi trazer nesse post algumas comparações e análises para ajudar você que fica em dúvida na hora de editar suas fotos. Através de uma linguagem simples irei falar as vantagens e desvantagens de cada um para que vocês tomem suas decisões.

logos lr e ps

A primeira coisa que devemos entender é no que eles são similares, que é basicamente: ambos são ferramentas para o tratamento de imagens. Porém eles tem focos diferentes, sendo que o Lightroom trabalha mais com as cores e o Photoshop com ferramentas específicas – mesmo ele também trabalhando com cores.

Quando eu penso no Lightroom posso facilmente comparar ele com um app de celular só que mais evoluído (e coloca mais evoluído nisso!). A utilização dele tem como base Presets, que são como os filtros e efeitos de celulares, os Presets funcionam como uma base que você vai fazendo outras mudanças por cima. Também é possível começar do zero e criar seus próprios efeitos, fazendo com que algo que você mesmo fez seja a base. É um programa bem simples de aprender a usar.

O Lightroom é utilizado principalmente quando se precisar editar uma grande quantidade de imagens, pois ele agiliza muito o trabalho e faz com que as edições terminem bem mais rápido. Ele é algo mais geral e, por mais que você passe foto por foto ajustando alguns detalhes, ele não dá um tratamento tão direcionado para cada foto. É como se a edição fosse um ctrl c + ctrl v de um texto que você vai mudar apenas algumas palavras.

Além de mexer nas cores você também retira pequenas imperfeições (olhos vermelhos, manchas, espinhas), faz correções da lente (ajusta desvios cromáticos), pode dar uma atenção particular para pontos com a ferramenta de pincel, aumentar nitidez, colocar granulados, fazer recortes… mas sempre bem geral e, no caso da ferramenta de pincel, sem muita precisão.

Já no Photoshop a atenção para detalhes é muito maior, além da grande variedade de ferramentas para se utilizar e as infinitas possibilidades, com as funções mais diversas ele atende não só a comunidade fotográfica. Coisas como montagens, retirar grandes imperfeições, substituir cores, aumentar nitidez, aumentar o desfoque em certos pontos, iluminar ou escurecer lugares específicos… são diferenciais do programa. Você consegue trabalhar muito mais em cima de uma foto e deixar ela bem mais profissional do que com o Lightroom, além de poder explorar muito mais a sua criatividade, mas aí vem o problema: o tempo. Dar atenções particulares para cada imagem leva muito mais tempo do que fazer algo geral, entretanto também se pode fazer o geral com o Photoshop, basta trabalhar com a adição de filtros também para ter uma edição rápida.

Outro ponto negativo do Photoshop é a sua dificuldade. Aprender a mexer nele de modo excepcional leva tempo e disciplina. Muitas vezes apenas tutoriais na internet não basta e você deve partir para cursos. Por conter tantas ferramentas e comandos ele acaba sendo bem mais complexo que o Lightroom e, por conta disso, mais “difícil”.

Então, basicamente:

          Lightroom 

  • Trabalha com base em Presets 
  • Faz edições mais gerais
  • Economiza tempo
  • Número menor de ferramentas
  • Simples de usar
  • Possibilidades limitadas

          Photoshop

  • Trabalha com funções específicas
  • Faz edições mais direcionadas
  • Leva muito tempo
  • Número maior de ferramentas
  • Difícil aprendizado
  • Possibilidades infinitas

Entretanto minha recomendação não é selecionar um único programa para editar suas fotos. Eu, particularmente, passo as minhas pelos dois. Por que faço isso? Porque mexer nas cores e tonalidades pelo Lightroom além de ser mais simples eu acredito que traz um efeito melhor, nessa parte o programa realmente ganha o meu coração e um ponto positivo em cima do Photoshop. Mas o tratamento de imagem não é só mexer nas cores, você deve cuidar da pele, do cenário e de outros detalhes específicos, nesse parte o ponto é do Photoshop. 

Dica: não passe todas as fotos pelos dois, apenas as que você achar necessário. Ao editar no Lightroom vá selecionando aquelas que contém imperfeições e outros ajustes a serem feitos para depois ir para o Photoshop. 

Mas e se for para escolher um, em qual aposto? 

Para você, iniciante, o Lightroom é a minha recomendação. Acredite, baixar o Photoshop achando que irá começar fazendo as melhores edições irá frustrar você.

Para você, profissional, depende do seu tempo. Se você tem uma grande carga de fotos: Lightroom, se não: Photoshop. 

E para você, que assim como eu, tem a fotografia como hobbie, fica aberto a sua escolha. Pense no que você gosta mais de trabalhar nas imagens e vai fundo. Eu gosto dos tons e cores, então uso muito mais o Lightroom, mas confesso que queria ter maiores conhecimentos no Photoshop.

Porém, apostar na combinação dos dois vale muito mais a pena! Acredite. 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s