Islândia

 

Islândia. Bonita. Desconhecida. Não é Irlanda? Não. País do Gelo e Fogo. País das Crônicas de Gelo e Fogo. 24 horas de sol. 24 horas de noite. Habitada por vulcões. Tem certeza que não é Irlanda? Tenho.

Quando digo para as pessoas que meu sonho não é ir para a Disney, não é ver a Torre Eiffel, não é ir para as praias do Caribe e sim ir para a Islândia, a primeira coisa que me perguntam, depois de confirmar se não falei errado Irlanda, é: o que tem na Islândia? Seguido de comentários estereotipados como de que lá nem habitante tem.

Então decidi trazer um pouco da beleza desse lugar para vocês através de dois fotógrafos, o Jakub e o Niklas. Niklas está vivendo em Reykjavik, que é a capital da Islândia, mas poucas de suas fotos são feitas lá, ele anda pelo país procurando as melhores e mais desconhecidas paisagens, além do que turistas vêem. Já Jakub é um fotógrafo de paisagens nascido na Polônia, que se apaixonou pela Islândia ao ir lá fazer suas fotografias, ele já ganhou diversos prêmios e tem séries de paisagens de diversos lugares diferentes.

Para conhecer mais sobre eles basta clicar em seus nomes aqui: Jakub / Niklas

Começando por Jakub, selecionei quatro fotos que mostram paisagens bem diferentes e que de certo modo representam a Islândia no geral. Achei necessário pegar uma foto que mostrava o mar pois a economia de lá depende majoritariamente da pesca, seguida pelo turismo. Grande parte da alimentação deles também vem do mar – se você for para lá prepare-se para comer peixe! Eles também se alimentam muito de carne de carneiro e produtos lácteos. A segunda foto peguei para mostrar o campo. A maior parte do território Islandês é composta de vegetação rasteira, dificilmente você verá árvores e principalmente florestas – apesar do território delas estarem aumentando por conta do aquecimento global. Nessa foto também se vê uma igrejinha lá no fundo, o que também é bem comum: construções solitárias espalhadas pelos campos. A terceira mostra uma cadeia de montanhas em círculo, que provavelmente tem relação com um vulcão, infelizmente ele não foi especificado na foto. Quem se lembra da Europa inteira fechando seus aeroportos em 2010 por conta de fumaça de vulcão? Essa fumaça foi proveniente do Eyjafjallajökull em sua última erupção registrada dele, que vive na Islândia. Na quarta quis mostrar uma cidade para que vocês possam ver um pouco sobre como elas são por lá. As construções são todas adaptadas para o frio, materiais, tetos… tudo para que você não congele no inverno – e no verão também.

Agora Niklas possui paisagens que nitidamente são de outra estação. Neve grossa e rios congelados não faltam em suas fotos. O mais legal dele é que através de seu Instagram você acompanha realmente a viagem que ele está fazendo, tudo que ele passa e conhece, você pode passar e conhecer junto. Ele gosta muito de fotografar o carro com o qual andam por lá – não perguntem qual é, sou péssima com carros – segundo ele se você quiser passear pelo país esse carro será seu melhor amigo. Muitas vezes ele posta vídeos tirando neve de volta do carro, passando por meio de rios e indo a lugares que quase ninguém foi por conta dele, inclusive encontrando aviões e construções abandonadas. E já que falei de rios, ele gosta muito de mostrar as águas do país, você vê em suas fotos as mais diversas e mais bonitas cachoeiras, que inclusive foram cenário para o clipe de I’ll Show You do Justin Bieber, muitas delas nem tem área de restrição por ficarem tão isoladas de tudo. Peguei também 2 fotos de rios congelados porque acho muito bonito ver o rastro que eles deixam na neve, espero que vocês achem também, na época mais fria boa parte deles congelam.

montagem 3montagem 4

Toda essa beleza que mostrei tem atraído muitos turistas, por conta das paisagens, das fontes de água quente, dos vulcões… e infelizmente nem sempre esses turistas são conscientes. É triste ter que terminar o post falando que as pessoas estão destruindo a beleza natural que de certo modo é tão preservada por lá. Nessa reportagem do G1 aqui pode se ler mais sobre, além de diversas outras que com 1 pesquisa na internet vocês acham. Levam pedaços das rochas dos vulcões embora, andam em locais proibidos, jogam lixo no chão e inclusive usam arbustos como banheiro.

Para quem quiser conhecer mais sobre lá, você consegue ver bastante no filme A Vida Secreta de Walter Mitty, que inclusive é meu filme preferido. Também recomendo vocês escutarem músicas de Of Mosters And Men, uma banda formada por Islandeses, que inclusive é minha banda preferida – e compõe a trilha sonora do filme que acabei de indicar. E para quem vê Game Of Thrones, muitas cenas são gravadas lá, comecem a reparar mais nas paisagens.

Por fim, aqui vai uma música o OMAM para vocês! Eles são ótimos, não deixem de escutar (assistam também ao trailer do filme) ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s