Como Cuidar da sua Suculenta

Não tem como dizer que Suculentas não são charmosas e elegantes. Com pouco espaço elas colorem e deixam a casa mais feliz, mas, se você não souber como cuidar delas direito, toda a alegria do verde pode ir embora e ainda deixar a dúvida: o que eu fiz de errado?

Nesse post vou ensinar a vocês como cuidar dessas plantinhas que são tão fortes mas que também precisam de muito cuidado. Após deixar as primeiras que eu tive morrerem fui atrás de saber melhor como cultivar elas em meus vasinhos e agora venho passar esse conhecimento para vocês.

Existem diversas espécies de suculentas, cada uma tem suas particularidades, então aqui é mais um apanhado de dicas que servem para todas elas, mas vale a pena você tentar saber mais sobre a sua em específico pela internet depois.

suculentas

Regas

As suculentas precisam de pouca água, por isso o recomendado é regar a cada 15 dias. Porém não existe uma regra específica, já que depende muito da temperatura do ambiente, quanto mais calor mais a água vai evaporar e quanto mais frio menos, através disso você vai se guiando para mudar a frequência das regas.

É legal também ficar sempre atento ao substrato, checando se ele está seco – o que significa que é hora de aguar – ou se continua úmido – o que pede para você aguardar um pouco até a próxima rega. Assim você não corre riscos de errar na quantidade de água que a plantinha precisa. Detalhe: o substrato deve estar sempre úmido, nunca encharcado, se não corre o risco das raízes apodrecerem!

Porém, se mesmo você prestando atenção no ambiente e no substrato ainda tiver algo de errado com a aparência da sua suculenta, você deve analisar os seguintes pontos:

  • Se as folhas ficarem murchas ou enrugadas significa que está com pouca água.
  • Se as folhas começarem a ficar amareladas e com aparência mole é excesso de água.

Através disso você sabe se está exagerando na mão ou sendo generoso demais nela.

Evite também borrifar água diretamente as folhas, dependendo da quantidade de sais que estão dentro delas e fora, podem perder ou ganhar água por osmose.

Iluminação

Existem diversas espécies de suculentas, algumas preferem o contato direto com o sol para sobreviver, outras gostam mais de receber bastante claridade, mas é indispensável que todas elas recebam bastante luz.

Elas se adaptam bem em ambientes internos, por isso são as plantinhas preferidas para se ter em apartamentos, mas é sempre necessário que seja em um lugar bem iluminado, de preferência próximo à janelas e que bata sol nelas em algum momento do dia, sendo o melhor pela manhã, já que não gostam de sol intenso e nem ficarem expostas por muito tempo. Nem pense em colocá-las em um ambiente com sombra!

Vasos / Terrários / Cachepôs

É importante que a terra não fique encharcada como já disse ao explicar as regas, então onde você as cultiva faz toda a diferença. Dê preferência para plantá-las em recipientes furados, assim o excesso de água pode escorrer sem problemas, mas se esse não for o caso você precisará criar um sistema de drenagem.

Em cachepôs tire o vaso de dentro primeiro para regar, assim a água não fica acumulada nele e não corre o risco de apodrecer as raízes também.

Substrato

Opte sempre por uma terra que fique mais arejada e que não fique compactada após um tempo, assim a drenagem da água ocorre de maneira mais eficiente. É legal deixar um pouco de pedrinhas misturadas para garantir que sempre haverá passagem de ar.

Adubação

Você não precisa necessariamente ter uma rotina de adubação para que sua suculenta sobreviva, mas caso você esteja fazendo tudo de maneira correta e ela continue querendo morrer pode ser falta de nutrientes.

Opte sempre por adubos orgânicos – aliás é melhor e mais consciente – porém existem adubos próprios para elas que você pode encontrar em floriculturas.

Outras Dicas

  • Retire folhas murchas ou secas da sua planta para que ela cresça saudável.
  • Coloque as folhas boas que caírem da planta na terra que provavelmente crescerá uma nova plantinha.
  • Vai casar? Já pensou em fazer um buquê de suculentas? Muitas noivas tem usado e fica lindo!
  • Existem inúmeras maneiras de decorar a casa com essas plantinhas, aposte nelas.

 


Caso vocês prefiram também fiz um vídeo ensinando a cuidar, para ver só clicar aqui. São as mesmas coisas que escrevi aqui no blog, mas achei legal fazer porque lá no YouTube fica mais descontraído hahaha depende do seu gosto 🙂

Anúncios

2 comentários sobre “Como Cuidar da sua Suculenta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s